quarta-feira, 31 de julho de 2013

OPINIÃO: DO DESERTO ELEITORAL 2012 AO OÁSIS ELEITORAL 2013

Nas ultimas eleições presidências antecipadas de 2012, o Carlos Gomes Jr. não tinha nenhum adversário real do seu tamanho porque era o candidato do PAIGC, estatuto que lhe valeu apoio de 3 milhões de dólares americanos por parte de Angola para financiar a sua campanha.
O Carlos Gomes Jr., na qualidade de Primeiro Ministro tinha o aparelho administrativo do Estado a seu favor e tinha adversários com muitas lacunas : o Kumba Yala que é uma força politica permanente relativa, o malogrado Henrique Rosa que perdeu apoio financeiro desde a queda do Laurent Gbagbo na Costa de Marfim e o Serifo Nhamadjo sem meios financeiros que na realidade participando nas eleições presidências posicionava-se para o próximo congresso do PAIGC.
 
Desta vez o Carlos Gomes, se for candidato, não vai ter o controlo da maquina partidária, nem da Administração pública e ao contrario do Nino Vieira que incarnou a Guiné durante vários anos, não é uma personagem histórica.
Mas há duas circunstancias agravantes, se o Carlos Gomes for candidato terá que partilhar o eleitorado urbano com candidatos como Hélder Vaz e Paulo Gomes, que fazem parte da historia politica da Guiné por terem desafiado o PAIGC em 1994 durante a abertura democrática assim como o Kumba Yala.

Outra diferença é que Portugal sempre apoio o Movimento de Bafatá e a presença durante vários anos do Hélder Vaz como Diretor Geral da CPLP, não é por acaso.

A outra dificuldade, é a presença do Paulo Gomes que tem meios bastante e um dos africanos mais influentes na comunidade internacional, na sua área de competência, o desenvolvimento económico e a restruturação de Estado.

Dai, passamos dum deserto eleitoral, onde não havia adversário de peso para o Carlos Gomes Jr., a uma situação inversa onde muitas as vantagens que tinha o então Primeiro Ministro, desapareceram, em prol dum oásis de escolha de qualidade para o Povo da Guiné, possibilitando um progressonacional.
 
Bubacar Seidi
Email: bubaseidi@outlook.com