quinta-feira, 12 de março de 2015

OPINIÃO: AS DEMÊNCIAS E AS FRUSTRAÇÕES DO DOKA INTERNACIONAL



·         Filho de um ex-comando africano (assassino de africanos)
Mãe do Doca flagrada com um ex-ministro dos MNE
Mãe Amante do Koumba e mais…
Doca assaltante da casa da Dina Adão
Doka vidente
Doka traficante de droga
Doca perante as dívidas deixadas na Guiné
Doca e a história da violência, estupro e proxenetismo
Manel Saturnino e Nino Vieira
Manél Santchu e os delírios do Doca (hahhhaha)
O Porquê do nome Saliatu que o meu pai me pôs
Amigos, desde já as minhas sinceras desculpas pelas palavras que eventualmente podem ferir algumas susceptibilidades. Pois por vezes, somos obrigados a chegar até ao fedor que certos indivíduos como esse Doka emanam. Senão vejamos: 

Liga-me uma amiga de Bissau às tantas da noite, dizendo que esse fulanozinho publicou no seu medíocre blog, que as filhas do Manuel Saturnino têm lhe perseguido, ao ponto de lhe ligarem a insultar.
Ora vejamos, não é de hoje que se conhecem as investidas do Doka contra o bom nome do Manél! Mas do que lhe adiantou? Não conseguiu beliscar a dignidade e honra que esse Homem carrega e quer se queira, quer não, este Homem já escreveu a sua história perante o seu povo e isso, ninguém lhe tirará, nem mesmo um demente como tu, com os teus delírios. A que propósito um de nós perderia seu tempo com um frustrado como o Doca, louco pela notoriedade? Se nem quando disse que o Manél tinha Sida e matou não sei quantos nós o ligamos, não vejo porque fazê-lo agora que se deu mesmo para a loucura integral. Por amor de Deus, paga as tuas dívidas e não continue a inventar histórias para explicar o seu não-regresso á Guiné. Ouvi dizer que o gajo diz:
Si mbai Guiné som ê na manda matam. Pois é, deixou também umas contas rechonchudas para pagar, mas ele já nos habituou a isso. Mesmo na página dele, vem relatando as questões com os músicos da guiné que ele aldrabou. Basta ler que se percebe, apesar de tentar pintar bem a história, arte especial dele.
Por acaso, também é um bom pretexto para continuar vivendo da Segurança Social na Inglaterra.
Não há ninguém que não saiba qual é sua opção política, aliás, você se assume militante do PRS, bravoooooooo! E nós com isso? Respeitamos todas as opções! Mas também conhecemos aqueles “benditos” que te pagam para pintares o nome do Manel, uma vez que é um grande aliado do Cadogo e é respeitado e amado pela maioria. Sujando o seu nome, o PRS terá muito a ganhar. Tanto assim que dispensas bastante do teu inútil tempo ao Manél. Agradecemos imenso essa tua preocupação para com ele, o povo também te reconhece como quem realmente és, não te preocupes.
Pela primeira vez, abri o blog desse fulano e sinceramente, classificá-lo medíocre é gentileza. Pela prova da sua desprezibilidade, contemos o número de assinantes que possui, ao fim de alguns anos a gastar o pouco latim que aprendeu na rua e na malandrice.
Quem é que não pode criar um blog e sair insultando todo mundo ou invertendo as verdades? Ou é preciso alguma profissão para isso? Se um burro como o Doca, que nunca deu bem com nada na vida, pode. Quem não poderia?
Diz-se economista, mas logo depois do curso, nunca mais trabalhou. Está num país de oportunidades e não é capaz de mover uma palha honestamente. Onde está a tua dignidade, então?
Descortinemos as questões para que se entenda de facto quem é esse fulano:
- O pai do Doka é bem conhecido como um daqueles comandos africanos especialmente preparados para matar irmãos nossos e ainda existem tantos guineenses que o podem provar. Tanto assim que a nacionalidade portuguesa de que o próprio Doka beneficiou, foi ao reboque do pai. Enfim, é um reconhecimento dos portugueses como quem por eles trabalhou muito, ou seja, matando os pretos. Nesse caso, o mínimo que se lhe faz é atribuir a nacionalidade portuguesa, isso sem mencionar a reforma. Portanto Doka, quem tem mãos sujas com o sangue desse povo é o teu pai e tu herdaste essa mediocridade dele. FOI EXACTAMENTE POR ISSO QUE FOI PRESO, COMO TRAIDOR DA PÁTRIA.

Porém nem mesmo essa nacionalidade vos valeu de nada, claro, porque a justiça de Deus é divina. Ele morreu como um cão que realmente era e tu hás-de viver como ele viveu, recebendo esmola dos ingleses. Porque nem com esse documento português conseguiste resolver alguma coisa na vida, sujeitando-se a subordinação de militantes sem escrúpulos do PRS, miseravelmente.
Em tempos, era o Doka vidente (comunicava-se com os que partiram desse mundo), um dos quais o seu próprio pai. E segundo ele, numa dessas comunicações, o pai lhe tinha dito que quem o matou era o Orlando Nhaga. Nessa mesma altura, foi para Bissau e a mãe não o queria em casa, conhecendo a sua loucura e por outro lado, evitando que este também lhe visse naquela má vida em que ela andava e anda.
Assim, vai o Doka ficar na casa da minha irmã Ninfa, na altura esposa do Fando, primo do Doka. Foi-lhe dado comida, cama e roupa (do meu cunhado Fando), porque nem isso tinha. Sem falar do dinheiro do bolso.
Tamanho era o desespero do Doka que até se envolveu em obrigar as suas duas namoradas na altura, a se enveredarem pelo mau caminho. Uma roubou dinheiro ao marido para dar ao Doka e deu uma confusão de que todo mundo se lembra; a outra depois foi arrastada às ruas da Baiana para o sustento do próprio malandro. Guineense cala, mas não esquece.
A minha irmã Ninfa e o Fando foram tirá-lo á polícia, depois de terem pedido ao tal marido para lhe perdoar.
É esse mesmo Doka que hoje inventa e tenta sujar o nome do meu pai! Um marginal da primeira ordem e chulo. Só se lhe conhecem envolvimentos com mulheres a quem pode proxenetar.
Perguntem-lhe por favor a origem da cicatriz horrível que tem na cara!
Querendo aldrabar como é seu hábito, enfeitaram-lhe a cara pela vida toda. Que pena!
A mãe do Doka é uma daquelas que sempre beneficiou das regalias do governo do PRS, graças a seu concubinato com o Kumba e mais dois senhores. Mas já recebeu dinheiro do Cadogo quando lhe convinha e é esse mesmo Cadogo que esse filho amargurado ousa insultar.
Essa mulher, como as nossas mães e avós podem nos testemunhar, foi apanhada há uns anos atrás, numa situação bem desconfortável, ao gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Até foi arrastada daí pela esposa do tal ministro, que só não o mencionarei porque é um pai de família. Mas perguntemos aos nossos pais e avós. Eles sabem e a história não se apaga.
Portanto Doka, Guiné é pequenina e nós nos conhecemos bem, não adianta tentar enganar esse povo com os teus delírios, todos conhecem a tua demência.
Vamos ao Doka ladrão e quem duvide, que pergunte á nossa estimada Dina Adão, facilmente localizada pela sua dinâmica e prestação á nossa cultura, também dona de um hotel. Então confrontem a Dina com esta situação e vejamos:
O louco Doka, inventando que tinha luzes especiais para instalar, comprados não sei aonde, ofereceu-se de boa vontade a fazer esse trabalho ele mesmo e a Dina aceitou. Afinal, era para estudar bem os aposentos e fixar o da Dina, mais concretamente, o cofre.
Vigarista no seu todo. Faz uma emboscada, ele e mais um amigo ao hotel da Dina, madrugada fora, mas foi bem visto pela empregada da recepção e o guarda. Saiu a correr e o guarda que nem era um guarda preparado, não conseguiu segui-lo. O companheiro foi preso e bufou de imediato o nome do Doka, este rapaz ainda está na Guiné, felizmente. Porém, ficou pela palavra de um e do outro, enquanto a mãezinha mexia os cordelinhos junto dos seus. Contactem a Dina, por favor, trabalha na Embaixada América e verifiquem a minha história. Porque ao contrário dele, não sonho com nenhuma alma que me diz as coisas, mas vou os factos.
É que tu Doka, és um miserável que nunca conseguiu nada com dignidade na vida. És ladrão, és mentiroso, és muito burro e completamente louco. Mas é normal, herdaste o sangue ruim do cão do teu pai, então não podias ser outra coisa senão esse amargurado que és. E falemos em ti como músico! Basta-te repetir as músicas dos teus colegas e pessimamente, porque não tens jeito para nada…
Tenho muita pena se nunca tiveste amor de pai e conheceste muitos que brincaram com a tua mãe e nenhum ficou, sinto muito. Mas olha, seja forte, a vida é isso mesmo!
NÓS, FILHOS DO MANUEL SATURNINO COSTA, TEMOS MUITO ORGULHO NO PAI QUE TEMOS E TEREMOS SEMPRE. SOMOS 30 FILHOS DE MÃES DIFERENTES, NISSO TENS RAZÃO. MAS TEMOS FAMA DE SER MUITO UNIDOS E NOS AMAMOS UM AO OUTRO. TEMOS A DIGNIDADE QUE NUNCA TERÁS E TODAS AS MULHERES QUE TIVERAM FILHOS COM O MANÉL, MINHA MÃE A PRIMEIRA, TÊM MAIS RESPEITO QUE A VAGABUNDA DA TUA MÃE QUE PARA CONSEGUIR ALGUM CARGO NO GOVERNO TEM QUE SE SUJEITAR AOS MAIS PORCOS DENTRO DO VOSSO PARTIDO DE CHIMFRINS E CHARLATÕES. O MANEL TEM MUITOS FILHOS, MAS EDUCOU-OS TODOS E NENHUM DELES É DELINQUENTE COMO TU. E NO POUCO QUE TEM, EDUCOU-NOS COM HUMILDADE E BASTANTE AMOR, FAZENDO DE NÓS PESSOAS ALEGRES E MARAVILHOSAS QUE SOMOS. HOMENS E MULHERES DE PERSONALIDADE. GRAÇAS A DEUS QUE O TEU PAI NÃO TEVE TEMPO DE VER O PSICOPATA EM QUE TE TORNASTE, TAMBÉM NÃO SERIA DESGOSTO, JÁ QUE O HERDASTE DELE. TODOS OS FILHOS DO MANEL SÃO PARECIDOS COM ELE. REPARA BEM. ENQUANTO TU ÉS PARECIDO COM O TEU TIO QUE ANDOU A BRINCAR COM A CADELA DA TUA MÃE.
MAS PERGUNTE AO TEU PADRASTO KUMBA, PORQUE É QUE NUNCA INSULTOU O MEU PAI, LOGO ELE QUE INSULTA TODO O MUNDO. EXPLICO-TE: PORQUE DURANTE ANOS, COMEU NA CASA DO MEU PAI E SABE QUEM É AQUELE HOMEM. É UM HOMEM QUE CHEGA Á CASA E PERGUNTA SE OS CÃES COMERAM, PARA DE SEGUIDA COMER. É CRIADOR DE TUDO QUE É ANIMAL. CHEGA Á CASA E TUDO QUE É ANIMAL ACONCHEGA-SE PERTO DELE. QUANDO MORRE UM ANIMAL EM CASA, JÁ SE SABE QUE FICARÁ MAL DISPOSTO POR UNS BONS DIAS. DEVE SER PORQUE É UM ANIMAL COMO ELES, NÃO? POIS, ATÉ OS ANIMAIS SABEM QUE É UM HOMEM BOM. EM CASA, CRIAVAM-SE: GANGAS, GAZELAS, PORCO ESPINHOS, CABRA DE MATO, TARTARUGAS, CÃES, GALINHAS E PORCOS. SE NEM SUPORTA VER UM ANIMAL MORTO, IMAGINA UM SER HUMANO. ATÉ HOJE AS CRIAS DELE DÃO QUE FALAR. UM HOMEM QUE CHEGOU A TER 100 COELHOS EM CASA POR ESTIMA.
Não criou só os filhos dele, mas muitos filhos dos outros, mais de 30 e sem diferença. É um homem que chora com facilidade e perdoa rápido. Mas assassino, só o teu pai! São muitos os homens que ele criou e continua criando órfãos até hoje, porque ele também cresceu como órfão. Mas sem diferença entre os filhos.
Numa coisa tens razão, nunca gostou dos jornalistas e isso não é crime. Também porque não é Charlatão como os teus padrastos do PRS, que só falam e quanto mais o fazem, mais mentem.
Senta-se com os amigos no pilum e em todos os lados razoavelmente aconselhado e por vezes impróprio para um Primeiro-ministro, pode até ser. Mas esse é o carácter que tu nunca conhecerás num Homem, porque nunca tiveste amigos e o teu pai também não te deixou nenhum.
Sempre se sentou com aqueles amigos, gente humilde, mas do bem… muito antes de ser primeiro-ministro, então não encontrou razão para deixar de fazê-lo quando chegou onde chegou. Continuou a sentar com eles e a tê-los como amigos. A isso se chama fidelidade e humildade, virtudes que te escapam por genes. Porque ele nunca virou as costas a um amigo e não se lhe conhecem histórias de traição. Conhecem-lhe sim como um Homem de uma só face e de verdade, que não trai os seus em virtude própria.
O Doka também sonhou que foi o Manel que lhe matou o pai, coitado. Pai esse que se fosse vivo sequer o reconheceria, pabia 2 galo ka ta kanta na um capoeira. E reza a história que os desgostos da tua mãe também o amarguraram em vida. Mas isso tudo não conta, o Manel atirou a sangue frio e matou o teu pai. Mas desde quando descobriste isso? Porque no teu lugar, jamais coabitaria com a filha desse assassino, ou mesmo com as filhas. Porque tu mesmo disseste numa das tuas exposições de loucura que dás-te com as filhas dele e com as mulheres. Como é que conjugas essas duas situações? Daaaaaaaaaaaaaa? Acorda Doca, o guineense já não finge estar a dormir.
Ele violava bideiras, essa é a mais engraçada de todas. Aonde, na feira? Só pode. Pois é, a história desse homem, um filho duma vagabunda como tu, não pode apagar. Se tu mesmo confirmas que mulheres bonitas não lhe faltavam, vai optar violar bideiras? Kkkkkkkkkkkkk.
É conhecido por ser um Homem de poucas conversas e trabalhador, acreditando inocentemente que podia mudar algumas coisas. Proibia sim uso excessivo de roupas provocadoras, urinar na rua e enquanto presidente da Câmara Municipal de Bissau, as bideiras não se aglomeravam em qualquer sitío, tão pouco os carros se lavavam na praça, denigrindo a imagem da cidade. Havia ordem sim. Mas tudo que tem a ver com ordem é oposto aos do PRS, é normal! Daí a gestão de que o povo tem medo, feitos outrora…
O Manel roubou e só conseguiu ter uma casa, os teus padrastos em tão pouco tempo tiveram inúmeras. Ah, mas esqueci-me! O Manel preocupou-se em dar dinheiro às mulheres. É verdade, inclusive a tua mãe que depois de ti, teve um aborto do filho do manel, de quatro meses. Mais um bocadinho, serias filho do Manel. Quem sabe herdarias um gene forte e não esse do cornudo do teu pai. Desgraçado do Homem. Ele sim, entregava as nossas mulheres aos comandos portugueses para violarem, não é a toa que és um chulo reconhecido.
Depois de ter aldrabado o Sr. que lhe alugou a discoteca que ele geriu em Bissau, saiu de Bissau fugido e até roubou alguns materiais do Homem e vendeu-os. Não avisou ao Senhor que ia sair e fugiu com o rabo entre as pernas. Deixando o pobre Homem com muitos prejuízos.
Como sabe que a justiça lhe espera. Inventa toda essa história da carochinha e vai usando, para lhe servirem de pretexto como um político importante que está a ser perseguido. Aliás, até tentou extorquir mais dinheiro aos ingleses á conta disso…
Lembro-te que o governo do Manel foi o primeiro eleito democraticamente na Guiné, tendo sido formado por quadros na maioria jovem e competentes, rompendo com aquela dinastia muito bem implantada pelos que foram á luta. Naquele governo, a presença das mulheres nos cargos de realce foi marcante.
Impressionante! Esses ministros que ele nomeou na altura, foram os mesmos que se destacaram ao longo de todo esse tempo e pela positiva.
Mas vou perder um tempinho mais explicando-te bem a história do Manel e do Nino, já que na altura não tinhas te despertado para escritor de blog e hoje as correcções são automáticas e portanto, mais fáceis... Também, a tua preocupação se limitava a negócios obscuros com os cabo-verdianos e ciganos. Não perca essa e informe-se junto dos que sabem:
O Nino é mais velho que o Manel, portanto, foi primeiro á luta. O Manel foi bem depois, fugido, aos 17 anos, mas já tinha ido antes e mandaram-no para trás porque era muito novo. O irmão, Vitorino Costa, nunca quis que ele ficasse.
Mas ele ficou e sobressaiu. Era um dos putos estimados do Amilcar. Pergunte as pessoas próximas ao Amilcar. O Victor Freira Monteiro tem uma das cartas que o Amilcar escreveu ao Manel, e é a prova do Homem que ele é, porque o Amilcar conhecia-o e bem…
A Guiné ainda tem um mundo de pessoas que podem falar por ele, mas um mundo mesmo. Quando mataram Amilcar, ele até tinha viajado. Informa.
Deu tudo que deu e deu-se a independência. Sempre afirmou as suas posições e é firme. Não era Homem do Sim Senhor e isso afligia muita gente, tanto assim que os embates com o Nino eram inevitáveis. Sem contar que havia um enorme número de pessoas que se encarregavam de salgar a relação deles, inventando mentindo. Pessoas do género do teu pai.
Viu seu amigo (João da Silva ser morto, seu irmão João da Costa maltratado e sempre se posicionou). Escapou á morte por sorte, mas foi exonerado porque roubou, dinheiro que nunca foi encontrado em lado nenhum. Tinha eu poucos anos quando arrebentaram o chão do quarto da minha mãe para desenterrar dinheiro que o Manel roubou, toda a nossa casa foi bagunçada. Ficou preso em casa e foi despejado da casa onde morava, ao lado da casa do Victor Saúde Maria e Iafai Camará, actual casa do Samba Lamine Mané.
Essa mesma casa que por direito ele devia comprar, o Nino passou-o ao tio Samba, um dos melhores amigos do Manel. Facto que os colocou em desavença por um longo período de tempo. São jogadas velhas! Mas depois se entenderam.
Foram anos, sem trabalho e sem casa, mas jamais se viu onde o dinheiro foi aplicado. Porque o montante em causa dava para erguer mansões…

Aguentou firme e foi alugar uma casinha na Rua Gabú. Não morreu e nós vivemos naturalmente, porque as nossas mães todas trabalhavam e não eram mulheres que dependiam do Manel. Depois de anos em casa, resolveram mandá-lo para Catió, onde politicamente era suposto ele morrer. Manel, homem forte e trabalhador, afastado de todos e tudo que podia aumentar o carisma que já possuía.
É que por todos os lados onde ia, o carisma por ele crescia. Trabalhador pontual, rigoroso e aplicado, que não sabe conviver com malandros e mentirosos. E não se limitava só ao gabinete como ministro, também dava mãos-á-obra. Demagogia? Porque não? 

Mas até mesmo em Catió, brilhou e é amado pela maioria. Sabes porquê? Porque Deus escreve certo por linhas tortas e abençoa quem merece. Ele trabalhou tanto e organizou tanto aquela zona que até hoje ficou na história. Refiro-me á saúde, educação e agricultura. São os programas que ele lançou e venceu. Quando o brilho e o nome dele começaram a saltar bem alto de novo, foi mandado para Bafatá. Quem sabe aí, graças a sua rebeldia, os fulas o matavam de vez. Pois é, enganaram-se e ele enfrentou e venceu todos os desafios. Esses é que o adoraram mesmo e mais uma vez, prosperou!

Sem solução, em 92, o único lugar encontrado para enlouquecer de vez o Manel, meu pai, era a sede do PAIGC, onde o sobrinho (Hélder Proença) também estava, e cansado, porque era a cabeça de tudo e em termos de rentabilidade e reconhecimento não havia nada.

Nomeado pelo Nino Secretario Geral do PAIGC, afundou-se no partido e uniu todas as forças necessárias.
Em 94, com o fim do regime único imposto pelo FMI, chegou-se às eleições e o Manel era a cabeça diante do partido. O PAIGC ganhou as eleições logo na primeira volta, como muitos não esperavam e o Nino foi á segunda volta.

Se não fosses burro Doka, saberias que automaticamente o Manel seria o Primeiro-Ministro, como Secretário-geral do partido que ganhou as eleições.
O Tio Nino, porque são todos nossos tios, hahahaha… Ainda insistiu que se se fizesse uma votação para esse cargo. A escolha dele era o Carlos Correia, mas o Luís Sanca também concorreu, revoltado com a atitude do Nino ao querer manter algumas imposições.

Nessa votação, o Manél Santchu ganhou com uma larga maioria, quase 70% dos votos e o Nino viu-se enfraquecido, porque os militantes falaram e reafirmaram a confiança no Manel Santchú N ockkkkkkkk!
Esse governo do Manel, nunca teve liberdade para cumprir o seu programa, graças às intervenções e jogadas que se faziam para derrubá-lo. Um pouco antes disso, o Nino, por peso na consciência por tudo que tinha feito esse seu companheiro de luta, amigo e irmão, graças aos mentirosos, pessoas como o teu suposto pai, disse ao meu pai que aquela casa que hoje é do meu pai, se encontrava á venda e que o meu pai podia tentar comprá-lo. Este então disse que não podia comprá-lo logo e o Nino disse-lhe que podia fazê-lo mais tarde. Graças a Deus, ele conseguiu compra-lo. Se roubou dinheiro para isso, ALELUIA.

Pergunte ao actual Embaixador em Cuba, Abel Coelho Mendonça, Ex protocolo do Manel e também do Carlos Correia. Dizia ele que nunca viu um Homem como o Manel, que quando viaja para um país, fora o dinheiro que endereçam para apoiar o país, o PRIMEIRO-MINISTRO também recebe uma oferta, pergunte para saber, mas ele sempre juntava esse dinheiro ao que era para o país e entregava. Quando outros presidentes e ministros faziam acordo com os portugueses da SOARES DA COSTA e estes lhes davam casa em Portugal, ele sempre rejeitou.
Quando outros negociavam bolsas para os filhos, diz ele: nka pudi fassi kila, fidjus di nha camaradas ku fika tras ka otcha nada. Nos 30 filhos que tem, 3 beneficiaram de bolsa. Dulce, graças á mulher do Duky Djassy, Ninfa(para um curso médio) graças ao falecido Flávio Proença, e Elka, a única que o Manel realmente arranjou bolsa, porque nunca perdeu um ano e sempre se mostrou muito decidida. Única.
Mas quantas são as pessoas que esse Homem ajudou a conseguir bolsa?
O Ex-Embaixador dos Estados Unidos, Jonh Blacken, insistiu tanto para que o Manel deixasse a Ninfa ir com eles para a América estudar, uma vez que era muito amiga da filha deles, Yolá. Mas o Manél nunca aceitou. O embaixador da China também lhe arranjou 5 bolsas para nós e naquela altura. Todo mundo falou com ele para deixar os filhos irem, mas não aceitou e até hoje os meus tios repetem que ele só dizia:
BÔ DISSAM NCRIA NHA FIDJUS NA NHA KOITADESSA.
Eu própria, no oitavo ano de escolaridade, o Bispo Settipmio, amicíssimo do meu pai, também me arranjou uma bolsa que incluía terapia de fala, casa e governanta. Já tinha visto no passaporte e tudo. Faltavam alguns dias para eu viajar e ele diz que não:
Nha kuntangu nna kúmel ku unha fidju. Aquilo que tu vês como oportunidade, Manel traduz-to em laços. 

Quando o Nino derrubou o governo do Manel, todo mundo sabe que ele não fez nada. Ansumane Mané nunca foi amigo do Manel, nem inimigo, era sim homem de confiança do Nino.
Desentenderam-se(Nino e Ansumane). Carlos Correia como testemunha, pode provar que o meu pai foi dizer exactamente isso ao Nino: SANGUI DI GUINEENSIS DARMA DJA TCHIU I KA DIBI DI DARMA MAS, NTOM BO DISSA, BO PAPIA. KIL KU NÔ PASSA PA I KA RIPITI MAS). Por duas vezes o Nino lhe ouviu, mas á terceira foi-lhe vetada a entrada no palácio como um dos que estão com a junta. Isto porque ele, juntamente com o Bispo de Bissau, conversavam com ambas as partes para que se entendessem. Já que ele era dos poucos que o Ansumane ouvia com respeito. Mas os embaixadores da boa-vontade se encarregaram de dizer ao Nino que o Manel era da Junta militar.
Tanto foi da Junta militar que lhe tentaram tirar a casa e ainda lhe prenderam juntamente com outros dignos camaradas do PAIGC, coisa que o teu pai nunca soube o que era.

Desde o dia em que o Nino recusou recebê-lo durante a Guerra, não voltaram a falar. Quando se começou as investidas para o regresso do Nino a Bissau, o tio Samba Lamine disse á Manel que o Nino queria falar com ele e o meu pai disse que não tinham nada a falar. E não foi por essa única vez. Mas antes disso, uma base bem forte no partido, pediu-lhe para ser o candidato á presidência da república e ele recusou. Nunca foi um Homem ambicioso ao ponto de passar por cima dos outros.
Quando o Nino regressou á Bissau, quis o destino que falassem e ficaram os dois sentidos… A última imagem que tenho do Nino é de ele ir á nossa casa, numa noite em que o meu pai passou muito mal com a crise da diabete (ou Sida) como dizes. Ele chegou, falou com o meu pai e começaram a chorar os dois. E até nos disse: Quê ku bô na tchora, Manel i combatente i ka na murri inda. Ele foi-se embora e o meu pai foi internado na policlínica. No dia seguinte, o Nino enviou-lhe dinheiro sim para o tratamento. Mas alguma vez o Manel não teve dinheiro para o tratamento? Sabes bem que ele tem muitos filhos e cabras de mato como dizes, então não hesitaremos em ser putas como tua mãe, para mandarmos o nosso pai a um tratamento. Isso sem contar com os direitos que ele tem.
Ele pediu alguma coisa ao Nino, não! O Nino deu e nós agradecemos. Mas antes disso tudo, eles conversaram de tudo que se passou entre eles e entenderam-se. Mas alguma vez o meu pai abandonou o partido para apoiar o Nino? Não.

Ki alguim ku ta kontau história, puntal pa i kontau él diritu!
O Nino morreu, estava Manel em Lisboa em tratamento. Mas dizes tu e os teus padrastos que o Manel é cúmplice na morte dele.

Se o Manel tivesse abandonado o partido e o Cadogo, não seria lembrado nessa história. Mas como ele é um Homem íntegro, ficou e vai ficar até o fim da sua vida no PAIGC.

Dia ku i murri nô na pul bandera di PAIGC na si cachom i kim ku i dê pa i bai rebenta! Miseráveis.
Todos aqueles que lhe fizeram mal, enfrentaram a justiça de Deus. E cá está ele, vendo mal, mas comendo e vivendo bem. I na djumbai ku si fidjus ku si netus. És i bemçom di Deus.

NINGUÉM, MAS NINGUÉM VAI TE DIZER QUE O MANEL LHE MAFIOU OU LHE PASSOU A PERNA, NINGUÉM. Dizes que ele matou o Lay Seck, mas pergunte bem qual era a relação deles e com que assiduidades se visitavam. 

Leia uma crónica do Dr. Elísio, onde ele explica que quando contaram a Manel que O Lai Seck tinha sido morto, ele encostou-se no arame farpado á volta da prisão onde este estava e tal foi o seu transtorno… As exclamações dele, pergunte ao Dr. Elísio. Realmente era ele Ministro de Interior.
Sabes, a Ninfa passou muitas férias na casa do Lay Seck em Gabú, quando este era governador da região. Portanto, não se esqueça que a relação entre eles era de uma amizade pura. Mas tens tantas pessoas a quem podes recorrer e não a estes estapafúrdios do vosso partido que só te entopem a cabeça com loucuras, logo a tua cabeça que já não é boa.

Quanto ao Nicandro Barreto, havia um núcleo forte de pessoas que tinham todo o interesse em ver o nome do Manel na lama, mas enganaram-se.

Para a investigação da morte do Nicandro, deslocou-se a polícia judiciária português e ele até foi um dos que foram ouvidos. E eles disseram ao Manel: Descanse, porque você não tem nada a ver com isso, mas cuidado com os que pretendem caluniá-lo, ainda podem fazer pior. Há factos traduzidos em papéis. Investigue, seu burro e otário.

Que interesse Manel tinha em vê-lo morto? Mas pergunto, és filho dele? Sabemos que és enteado, mas esse papel é reservado aos filhos e eles do podem tratar de saber o que realmente aconteceu com o pai deles. 

Sabemos que a tua mãe, também era concubina do Nicandro e até visitavam o Manel em Catió imensas vezes. Porque o Manél não lhe matou nesta altura? 

DJUBI DÉ, HOMI DI CALÇA SUMA BÔ, RANDJA TARBADJU BU PARA CONTA MINTIDA NA TABANCA…
O teu pai morreu e bem feito como um animal, pagou o que fez ao povo da Guiné, e com sangue! Ele morreu e deixou-te a história que queres pintar de bonito, transformando-o num herói. Mas Homem, ele está registado como traidor e assim será para sempre.

QUANDO O TEU PAI MORREU, MANÉL ERA SUB-COMISSÁRIO DO MINISTÉRIO DO INTERIOR E FOI CONVOCADO PARA ASSISTIR A UM JULGAMENTO, TANTO QUE SE SENTOU DISTANTE E SE ESTAVAS LÁ, SABES. QUANDO ATIRARAM NUM SENHOR QUE NÃO ERA O TEU PAI, O PRIMEIRO GRITO FOI DO MANEL E APROXIMOU-SE. ORDENOU QUE SE PARASSE E LHE DISSERAM QUE ERAM ORDENS SUPERIORES. SAIU DAÍ E DEPRESSA PARA A CASA DO LUÍS CABRAL, CONTANDO O QUE SE ESTÁ A PASSAR E ESTE NÃO MORREU AINDA E PODE FALAR. ELE NÃO É AMIGO DO MANEL. PROCURE-O. ASSIM, O LUIS CABRAL MANDOU ABRIR UM INQUÉRITO PARA APURAR OS FACTOS, ENQUANTO A ACUSAÇÃO FICOU A ANDAR DE UM LADO E DO OUTRO. MINISTÉRIO DE JUSTIÇA DIZIA QUE ERA DO MINISTÉRIO DO INTERIOR E O CONTRÁRIO. MAS INFORME BEM, VÃO TE CONTAR QUE FOI O MANÉL QUEM FOI SE QUEIXAR AO LUIS CABRAL.

Mas tu sabes que é assim, porque estavas lá. Tanto assim que sempre deste bem connosco, na boa. De repente, quando o PRS começou a te injectar dinheiro, deu-te uma amnésia e esqueceste de tudo.

S.C